Valor subjetivo

Quanto vale um violão top de linha? Digamos que seja um modelo bem específico, raro, feito à mão, com um som único. Ele foi tocado por alguns dos nomes mais importantes da música mundial. Como é possível medir o valor dessa peça?

Algumas pessoas dizem que pra determinar quanto vale esse violão, é primeiro preciso entender a quantidade de trabalho que foi necessária para fabricá-lo. Quanto mais trabalho foi dispendido na fabricação e conservação daquele violão, maior será o valor dele. Seria como se o suor de cada pessoa que trabalhou no violão agregasse alguns centavos a mais.

Outras pessoas pensam de uma forma um pouco diferente. Dizem que não é possível determinar o valor das coisas com base no tamanho da dor de cabeça que foi necessária para fabricá-las. Na verdade, isso é irrelevante. A coisa vale exatamente o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por elas, nem um centavo a menos, nem um centavo a mais.

Voltemos ao violão. Se você não souber nada sobre música, provavelmente não vai estar disposto a gastar o valor de um carro pra comprar o violão. Ele não tem valor pra você. Agora, se você for um grande músico em busca de um som especial, talvez julgue que esse violão valha uma pequena fortuna.

Isso se chama “valor subjetivo”. É a explicação do motivo pelo qual um copo de água vale muito mais em um deserto do que nas margens do rio Amazonas. O trabalho que está “impregnado” nas coisas não agrega valor a elas, e nem teria como. Se fosse assim, bastaria a gente fazer alguma coisa inútil de uma maneira bem complicada, demorada e laboriosa para que tivéssemos algo extremamente valioso. Mas não é assim que funciona.

Apenas as pessoas, os indivíduos, podem dizer quanto uma determinada coisa vale. E cada pessoa tem uma opinião diferente. Que bom! Dessa forma, quem achar que não vale a pena comprar um violão, não compra. E quem achar que vale a pena, pode comprar tranquilamente, sem culpa, sem imposições.

Não pergunte "quanto que isso vale?". Pergunte "quanto que isso vale PARA MIM".
Não pergunte “quanto que isso vale?”. Pergunte “quanto que isso vale PARA MIM”.

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *