Um belo dia você acorda e recebe uma carta do governo. Nela, está escrito que a partir de hoje é sua responsabilidade pagar os impostos do seu vizinho. Seu vizinho deve te reembolsar os valores pagos, mas é você que deve fazer o recolhimento. Se você não pagar, cadeia nos dois: nele porque os impostos não foram recolhidos; em você porque falhou em cumprir sua obrigação.
Aí você pergunta: “mas o que eu tenho a ver com o imposto do meu vizinho? Ele que se vire pra pagar os próprios impostos, e eu me viro pra pagar os meus”. E o seu vizinho, coitado, também reclama: “se o cara não pagar os impostos – e eu não sei se ele vai pagar ou embolsar o dinheiro – eu vou pra cadeia. Me dá o dinheiro e eu mesmo pago!”. Mas não jeito, a lei está aí. E se você achar ruim, cadeia também.
Parece absurdo? Mas isso já acontece. E acontece há muito tempo. Toda vez que você recebe seu salário, seu empregador “segura” uma parte do valor que deveria te pagar pra recolher os SEUS impostos. Seu empregador recolhe o SEU imposto de renda… o SEU FGTS… o SEU INSS. E se ele não pagar por qualquer motivo, é você que sai prejudicado.
Quando cuidamos das coisas que são do nosso interesse, procuramos fazer tudo direitinho. Quando cuidamos das coisas que são do interesse dos outros, bem… já viu, né. Terceirizar responsabilidades é, em suma, irresponsabilidade.

Deixe um comentário