Pequenas maldades – imposto em cascata

Quem está no poder adora fazer pequenas maldades com aqueles que não estão no poder. Às vezes é pra “nos colocar no devido lugar”, demonstrando superioridade… às vezes é pra ver até onde aguentamos… às vezes é por maldade mesmo, porque somos inocentes demais e nem percebemos o quanto somos maltratados.

Os impostos em cascata caem nessa definição acima. Imposto em cascata é aquele que você paga imposto por pagar imposto. Sim. Você paga duas, três, vinte vezes, e a cada vez o valor é maior.

A CPMF, cujo renascimento está para acontecer, é um exemplo claro disso. Se eu transferir dez reais pra sua conta corrente… e você em seguida me devolver esses dez reais (menos os impostos que já foram pagos)… e eu transferir de volta pra você (menos os impostos que já foram pagos)… chega uma hora em que o dinheiro simplesmente acabou! Não fizemos nada com esse dinheiro, ele apenas trocou de mãos, e no final tudo foi parar no cofre do governo.

Podemos discutir se é justo pagar imposto por ganhar dinheiro, ou por produzir alguma mercadoria ou prestar algum serviço. Mas pagar imposto pra pagar imposto é o fim da picada…

Até você perceber o efeito cascata, que você paga imposto pra pagar imposto, tudo é muito bonito...
Até você perceber o efeito cascata, que você paga imposto pra pagar imposto, tudo é muito bonito…

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *