Os limites da liberdade de expressão

Existe um limite para a liberdade de expressão? Existe alguma condição em que podemos exigir que a outra pessoa se cale e pare de se manifestar livremente? Talvez nosso primeiro instinto seja dizer que não, que a liberdade de expressão deve ser defendida a todo custo, pois é apenas através dela que podemos produzir e divulgar conhecimento. Entretanto, existem, sim, limites.

Todos devemos ser livre para nos manifestar em espaços públicos. Você não pode impedir alguém de, pacificamente, falar o que pensa em uma praça pública, por exemplo, por maior que seja a besteira que esteja sendo dita. Enquanto a pessoa não estiver obrigando ninguém a ouvir, ela pode se manifestar.

Mas dentro da sua casa, essa pessoa não pode falar o que quiser. A sua casa é seu santuário, é sua propriedade. Lá dentro, quem manda é você. Você é quem diz o que pode ou não ser dito. Você pode até entender que a liberdade de expressão é importante, mas mesmo assim proibir qualquer pessoa de professar uma religião que você não concorda. Se a pessoa quiser fazê-lo, que faça em público ou na casa dela, não na sua.

Não significa que devamos ser intolerantes, pelo contrário: ouvir o que não gostamos às vezes é importante, e sinal de inteligência. No mínimo, serve para reafirmar nossas posições. Mas os limites da liberdade de expressão, na sua casa, quem determina é você.

Existe um limite claro para a liberdade de expressão: a propriedade particular.
Existe um limite claro para a liberdade de expressão: a propriedade particular.

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *