Orgulho

O que significa ter orgulho de alguma coisa? Digamos que você, sem querer, tenha salvo alguém de ser atropelado: você estava olhando para o seu celular, esbarrou em alguém, que também não estava prestando atenção, e em seguida um carro passou em alta velocidade na frente dos dois. Se você não tivesse esbarrado na pessoa, ela teria sido atropelada e morrido.

O fato, que não pode ser ignorado, é que você salvou a pessoa. Outro fato, que também não pode ser ignorado, é que foi sem querer. Não é possível conceber que você sinta orgulho de ter salvo essa pessoa. Você pode ficar feliz por ter estado na hora certa, no lugar certo. Orgulho, daí já é outra história.

Orgulho é um sentimento de exaltação a si mesmo, e só pode existir quando você toma uma decisão acertada em função do seu conhecimento ou da sua capacidade. É possível sentir orgulho por conseguir cantar bem uma música qualquer, mas não por ganhar na loteria.

Isso nos leva a uma outra questão: o orgulho só pode existir quando a pessoa é livre para tomar decisões. Não se pode sentir orgulho de algo que não permite escolha. Você não se orgulha pelo fato de ter que comer todos os dias. Pode se orgulhar apenas de saber cozinhar uma comida gostosa.

O orgulho é a medida pela qual avaliamos as nossas decisões e a qualidade da nossa vida. Uma pessoa sem orgulho é uma pessoa que tomou decisões ruins. Uma pessoa orgulhosa é aquela que pode bater no peito e dizer “eu fui capaz”.

Quem tenta transformar o orgulho em algo negativo, pejorativo, consegue apenas destruir o homem por dentro, transformando em pecado o que temos de mais valioso: nossa mente e espírito.

Sinta-se orgulhoso das suas conquistas, da sua inteligência e de tudo aquilo que é fruto do seu esforço.
Sinta-se orgulhoso das suas conquistas, da sua inteligência e de tudo aquilo que é fruto do seu esforço.

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *